História do Verdão

 

 

A Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, conhecida como o Verdão do Cariri, é um clube de futebol da cidade de Juazeiro do Norte, localizado no interior do estado do Ceará, Brasil. Foi fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome Icasa deriva das iniciais da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do proprietário José Feijó de Sá, fundador do encerrado Icasa Esporte Clube. 

O industrial Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano, foi outro dos fundadores do Icasa Esporte Clube, no ano de 1963. Também era proprietário da Icasa (Indústria e Comércio de Algodão S/A) e incentivava a prática do futebol entre os seus funcionários. Assim, surgiu a ideia de inscrever o time da indústria no campeonato municipal. Nasceu, então, o Icasa Esporte Clube, que teve Doro como seu primeiro presidente e um dos responsáveis pela filiação do clube à Federação Cearense.

No final de 1998, foi criado um clube chamado Juazeiro Empreendimentos, que viera substituir o Icasa Esporte Clube, falido por causa de uma ação judicial movida por um atleta do elenco passado. A indenização girava em torno de R $30.000,00. 

O Juazeiro Empreendimentos participou apenas dos campeonatos cearenses de 1999, 2000 e 2001 (ano este em que teve seu futebol desativado, retornando apenas em 2010).
Relembrando a história pertencente ao antigo Icasa (Icasa Esporte Clube), com nome parecido, foi criada a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, em 7 de janeiro de 2002, adquirindo o direito de participar da segunda divisão do Campeonato Cearense.

 

A Federação Cearense de Futebol não reconhece a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa como sucessora do Icasa Esporte Clube ou do Juazeiro Empreendimentos, constando em seus registros duas entradas diferentes, uma para o encerrado Icasa EC e outra para a ADRC Icasa.

                                                       Centro de Treinamento

Nosso Centro de Treinamento conta com campo oficial para jogos com vestiário e lavanderia, sala de troféus, comissão técnica, supervisão, sala para reuniões e secretaria. Estamos no desenvolvimento da nossa sala para imprensa e fisioterapia, ainda temos o projeto da criação de mais dois mini campinhos para a nossa escolinha. 

                                                                       FORMAÇÃO 

 

O nosso trabalho é voltado para a formação de jovens atletas, que futuramente podem vestir a camisa do clube. Além disso, investimos na formação educacional através do esporte, com a nossa escolinha do Verdão.

                              Icasa atualmente

 

O Icasa está hoje sob gestão do Presidente Francisco Leite Bezerra, juntamente com o gerente de futebol Kleber Maia Lavor.

No decorrer dos últimos anos, o clube vem conquistando vários títulos, o que ocasionou a reformulação do seu símbolo. 

Atualmente, devido à pandemia do COVID-19, os projetos sociais estão paralisados, porém em fase de planejamento para seu retorno.

O elenco segue na disputa do campeonato Cearense série A 2021, brigando pela vaga na série D.

1/9